Greves e lutas de massas no Brasil e em todo o mundo

Trecho do Jornal Especial do Dia do Trabalhador da Construção de BH

CLIQUE AQUI PARA VER O JORNAL NA ÍNTEGRA

 

A crise do imperialismo agrava-se formidavelmente. Somente nos últimos meses foi desatada a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. As movimentações do Estados Unidos como superpotência única hegemônica pela manutenção e ampliação de sua influência. A queda do primeiro ministro no Reino Unido e o assassinato do ex-Primeiro-ministro do Japão em um comício.
No Brasil, como parte da crise geral do imperialismo, aprofunda-se ainda mais a crise do capitalismo burocrático. A medida em que aproxima-se a farsa eleitoral, todas as contradições se avolumam. A extrema direita açula suas hostes para avançar em seu processo de golpe de Estado militar contrarrevolucionário preventivo ao inevitável levantamento de massas enquanto a “esquerda” eleitoreira chafurda em seu lamaçal da conciliação de classes, legitimando essa farsa que nada serve ao povo.
Em todo o mundo, milhões de massas de operários, camponeses, estudantes, trabalhadoras e trabalhadores se levantam contra a crise e a exploração, contra a dominação imperialista e contra os governos reacionários, antipovo e vende-pátria.
Em todos os continentes, as lutas das massas erguem em grandes labaredas. No nosso continente, de forma particular, ocorreram massivos e combativos protestos populares e greves no Equador, Chile, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru e Colômbia.
Em Belo Horizonte, nós realizamos greves nas principais obras de luxo na construção civil, no início do ano de 2022, quebrando o silêncio dos monopólios de comunicação, mostrando força, organização e elevando a moral de todos nos canteiros de obras e fábricas.
Vivemos momentos de intensa luta em vários setores na capital e Região Metropolitana: petroleiros, metalúrgicos, professores, estudantes, trabalhadores rodoviários, etc.
Moradores de bairros da periferia se levantam em lutas localizadas pelo direito a moradia, saneamento e contra a violência policial. Os Comitês Sanitários de Defesa Popular, organizados pelas massas em meio a luta contra a pandemia, desenvolvem-se e mantém a mobilização, politização e organização do povo em lutas nos bairros, vilas e favelas, no campo e cidade, e em lutas de grande importância como a do povo de Ouro Preto contra a Saneouro (empresa sul-coreana) que quer impor a cobrança de taxa de água naquela cidade.
Camponeses, indígenas e remanescentes de quilombolas resistem à mineração predatória e às incursões criminosas do latifúndio e seus bandos paramilitares e aparatos policiais. Respondem à guerra civil reacionária desatada pelo velho estado com intrépida resistência.
Colocando em ação a consigna de que: Rebelar-se é justo! Essas lutas vão se espalhando por todo o país, forjando suas direções classistas, no combate ao oportunismo e aos reacionários de forma inseparável.
As massas cobram das suas respectivas direções uma tomada de posição. Para enfrentar o governo reacionário de Bolsonaro e generais, as reformas antioperárias e suas medidas antipovo e vende pátria é preciso elevar a organização da classe, desenvolver e fortalecer a Aliança Operário-Camponesa, construir a unidade classista, edificar núcleos da luta classista nos locais de trabalho e nos bairros, mobilizar as massas, apoiar suas iniciativas e fortalecer a luta por Preparar a Greve Geral de Resistência Nacional.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *