MARRETA: 30 anos da retomada do Sindicato

No dia 15 de dezembro, foi realizada, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Belo Horizonte e Região – STICBH, a celebração dos 30 anos da retomada do Sindicato pela MARRETA.

Cerca de 150 pessoas entre diretores e ex-diretores do MARRETA, dirigentes e ativistas sindicais e de movimentos populares, e advogados que participaram ativamente da retomada do Sindicato, trabalhadores e trabalhadoras de base estiveram presentes.

 

Compareceram companheiras e companheiros que participaram das lutas do Sindicato desde a década de 1970; que participaram da grande Rebelião dos Pedreiros em 1979; companheiros que participaram da luta e retomada do Sindicato em 1º de dezembro 1988.

Presidentes e diretores de outros sindicatos também compareceram para saudar o MARRETA pela importante data:

Ronaldo Gualberto, presidente do Sindicato dos Comerciários de Contagem, que foi também diretor do MARRETA e participou das lutas de nossa categoria; José Cloves, hoje presidente do Sindicato dos Comerciários de BH e Região, e que esteve presente conosco na retomada do Marreta quando era um jovem ativista Sindical; Paulo Antônio da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha de Belo Horizonte, que participou da grande greve da Mannesman em 1979; Valdeci, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de São João Del Rei, que há vários anos trava lutas conjuntas com o MARRETA; Wilson e Teófilo, da FETICOM; José Martinho, da sub-sede de Vespasiano do Sind-UTE. Representantes da LPS, Luta pelo Socialismo; do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

Também estiveram presentes os companheiros do Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação – MOCLATE; Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves, Movimento Estudantil Popular Revolucionário, Liga dos Camponeses Pobres, Liga Operária, Socorro Popular, Movimento Feminino Popular. Moradores da Vila Corumbiara e Vila Bandeira Vermelha, tomadas de terrenos urbanos apoiados pelo MARRETA. Companheiros e companheiras trabalhadores de base, que fazem parte de nossa grande luta cotidiana, e diretores e ativistas históricos. Todos se reuniram para saudar e celebrar os 30 anos da retomada do Sindicato. O Presidente de Honra da ABRAPO – Associação Brasileira dos Advogados do Povo, Dr. Paulo Amaral, esteve presente acompanhado da Dra. Kátia, ABRAPO-Mg, bem como o Dr. Marco Túlio, advogado do STIC-BH durante as eleições democráticas realizadas após a retomada, e o atual corpo jurídico do Marreta.
Um ato solene abriu a celebração. Dirigentes do MARRETA e convidados, que relembraram e exaltaram as lutas da classe e a retomada do sindicato e também o papel desempenhado pelo MARRETA ao longo de décadas.

Uma bolsa estampada com a marca comemorativa dos 30 anos foi distribuída aos presentes e, dentro dela, alguns boletins históricos do MARRETA, desde o período da retomada passando por lutas e conquistas da categoria até os dias atuais.

A celebração foi encerrada com uma homenagem ao companheiro Osmir Venuto, seguida de um saboroso almoço festivo.

Nossa saudação e nosso agradecimento aos que contribuíram para a realização desse ato. Todos vão estar registrados no livro comemorativo dos “30 anos”, que será lançado em janeiro de 2019.

Breve, vamos divulgar o conteúdo do ato político.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *