Enfrentamento a COVID-19 em BH e Região: TODAS AS OBRAS TÊM QUE PARAR!

Todas as obras têm que parar!

 

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte e Região se manifesta, mais uma vez, exigindo a paralisação de todas as obras sem prejuízo aos trabalhadores diante da atual fase da pandemia.

O estado de Minas Gerais passa por um momento gravíssimo no enfrentamento a COVID-19. A saúde pública aqui e em todo o país já está em colapso há muito tempo e a pandemia só escancarou isso tudo. Os leitos de UTI têm um recorde de ocupação (92%) e os leitos de enfermaria não se encontram em situação muito diferente.

A prefeitura decretou o recuo nas medidas de relaxamento e reabertura do comércio no momento em que a doença avança com rapidez. Desde a reabertura do comércio o número de infectados na capital deu um enorme salto. Atualmente, 7 entre cada 10 casos confirmados da COVID-19 em Belo Horizonte foram computados após a reabertura.

Isso só mostra como a reabertura tomada como medida para atender aos interesses de grandes empresários foi desastrosa e levou às piores consequências para o povo.

Para atender às grandes construtoras em sua gana por extrair lucros mesmo que seja às custas dos cadáveres dos trabalhadores, governos federal e estadual decretaram a construção civil como atividade “essencial”.

Mas o que vemos em Belo Horizonte e Região? Quase que na totalidade obras não essenciais, de edifícios de luxo em localizações “chiques”. Se ainda se tratasse de construções de leitos para atendimento à população afetada pela pandemia, de casas populares ou estruturas para as populações mais vulneráveis, isso seria sim um serviço essencial.

Os trabalhadores da construção estão trabalhando em verdadeiros criadouros do Novo Coronavírus, enfrentando ônibus superlotados para chegar em obras sem as menores condições de distanciamento, higienização, com vestiários e refeitórios lotados, banheiros em condições insalubres. É grande o número de operários infectados, já contabilizamos dezenas de mortes de trabalhadores em todo o estado e o governo estadual omite informações, se recusa em divulgar nos boletins as profissões das pessoas mortas e/ou infectadas porque quer esconder que são as classes trabalhadoras que estão sendo expostas ao contágio sem o menor direito e condições de fazer quarentena e proteger suas famílias.

Exigimos testagem em massa de todos os trabalhadores da construção e de todos os trabalhadores em atividade nesse período!

Exigimos que todas as obras sejam paralisadas sem prejuízo aos trabalhadores nesse período da pandemia e que as construtoras e governos arquem com os salários integrais e direitos dos trabalhadores!

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Belo Horizonte e Região

Belo Horizonte, 26 de junho de 2020.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *