Rompimento da Barragem da Mina da Vale em Brumadinho/MG

Matéria publicada no site do Jornal A Nova Democracia

RUI OLIVEIRA

25 JANEIRO 2019

MAIS UM CRIME CONTRA O POVO E A NAÇÃO

Brumadinho. Mais uma cidade em Minas Gerais é varrida por uma onda colossal de rejeitos de mineração da Vale.

Passados pouco mais de três anos do gigantesco crime contra o povo, resultado da ruptura da barragem de Fundão, na mina da Vale/BHP Billiton/Samarco que matou pelo menos 19 pessoas e segue provocando vítimas, desta vez, na tarde de 25 de janeiro, o povo de Brumadinho, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi atingido pela onda de lama que arrasou tudo por onde passou arrastando pessoas, veículos, soterrando casas e ruas. Um refeitório repleto, em pleno horário do almoço foi atingido. Povoados limítrofes da Mina do Feijão foram atingidos.

Ainda não se tem a dimensão do impacto provocado pelo mar de lama que segue avançando.

Imagens compartilhadas por moradores de Brumadinho e emissoras locais de TV mostram pessoas sendo resgatadas em meio à lama e ao rastro de destruição deixado pela onda de rejeitos.

Não houve, até o momento, (14:30 de 25/01/2019) divulgação de número de mortos e feridos ou dos danos causados.

Há um alerta para evacuação das áreas próximas ao Córrego do Feijão e Rio Paraopeba, responsável pelo abastecimento hídrico de Brumadinho e também da capital.

Mais um crime odioso contra o povo e a Nação para prover os lucros bilionários daqueles que exploram os trabalhadores e nossas riquezas minerais.

Há poucos dias noticiamos o protesto de pescadores de Minas Gerais e Espírito Santo que bloquearam a ferrovia da Vale em protesto contra o descumprimento dos acordos de reparações pelo crime do rompimento da Barragem de Fundão. Hoje, noticiamos o rompimento de mais uma barragem.

As mineradoras locais e transnacionais pululam as terras da semicolônia Brasil e, para exercer sua exploração predatória, cometem os mais abjetos crimes trabalhistas, recebem todo tipo de benesse dos governos que afrouxam as leis e fazem ouvidos de mercador aos apelos e denúncias do povo. Reprimem com brutalidade todos os protestos que se levantam contra estes crimes e a espoliação de nossas riquezas.

Punição para os responsáveis por mais este crime!

Seguiremos dando cobertura aos acontecimentos e repercutindo as denúncias.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *