Nota enviada a imprensa pelo STICBH/MARRETA
Centenas de trabalhadores da Arena MRV cruzaram os braços e entraram em greve na manhã desta sexta-feira (17/12/2021) em protesto contra várias irregularidades e descumprimento dos direitos trabalhistas cometidos pelas várias subempreiteiras que atuam nessa obra.
Essa obra conta com o trabalho de operários vindos de diversas regiões do país e vários denunciam que as subempreiteiras descumprem as regras da “baixada” prejudicando-os no momento em que vão visitar suas famílias em suas cidades de origem.
A greve se dá em meio às mobilizações da Campanha Salarial conduzidas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte e Região STICBH/MARRETA.
A data-base dos trabalhadores do setor é, originalmente, em novembro, mas já sofreu duas prorrogações (para os dias 15 e 22 de dezembro).
No mês de setembro, os trabalhadores aprovaram em assembleia geral a sua pauta de reivindicações e as negociações estão emperradas em vários pontos em que o Sinduscon-MG insiste em não atender as demandas dos trabalhadores que lutam por: reajuste (INPC + ganho real), melhores condições de trabalho, selo de controle da cesta básica com sua entrega na casa dos trabalhadores, entre outras reivindicações.