Clique na imagem dos boletins para ver na íntegra em PDF
Pauta de reivindicações dos trabalhadores já foi entregue aos patrões
AUMENTO JÁ!
Nossa Campanha Salarial avança e o MARRETA entregou para os patrões da FIEMG a pauta de reivindicações
dos trabalhadores que atuam na indústria de produção de insumos: Cal e Gesso, Mármore e Granito, Produtos e Artefatos de Cimento, Cerâmica e Olaria.
AUMENTO JÁ! Essa é a palavra de ordem que unifica a Campanha Salarial 2020/2021 dos trabalhadores das fábricas de insumos da construção, dos companheiros operários dos canteiros de obras e do pessoal dos escritórios da construção.
Com a pandemia da COVID-19, a indústria da construção está a todo vapor.
As construtoras comemoram crescimento acima de 10%. Com a demanda crescente, faltam insumos nas lojas e os preços dispararam: os tijolos tiveram inflação de até 80%, o cimento teve inflação maior que 30%, faltam telhas e outros itens.
E se os patrões comemoram crescimento é porque nas fábricas o trabalho não parou um dia sequer. Os trabalhadores das fábricas, da produção, que encaram ônibus lotado todos os dias e enfrentam as piores condições de trabalho. É o suor desses trabalhadores que promove, desde sempre, o crescimento dessas empresas.
O MARRETA defende todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria: seja ele da produção ou da administração. Não é justo que uns tenham alguns benefícios e outros não. Entendemos que os patrões fazem isso, para manter o sistema de “Casa grande e Senzala”, beneficiando os que estão mais próximos deles, como é o caso dos cargos de chefia, para que esses extraiam o máximo dos trabalhadores da produção que seguraram a produção nesse período.
Com a pandemia, isso ficou mais claro: a chefia foi para o “Home Office” fazer quarentena, e colocou parte da administração e toda a produção no olho do furacão. Veja o caso da Olaria, onde o tijolo teve um aumento de 80% e os trabalhadores sequer têm garantida uma cesta básica na CCT.
O MARRETA defende todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria: por isso, nessa campanha salarial EXIGIMOS AUMENTO DE SALÁRIO SEM ENROLAÇÃO! Trabalhamos muito e seguimos trabalhando e agora ESSENCIAL é o nosso aumento!
Aumentar a união e luta dos trabalhadores na Campanha Salarial
A patronal nos divide em diversas categorias nas indústrias da construção, com data-base diferente e ao longo dos anos, os patrões nos tratam de forma diferenciada, para tentar impedir a nossa união. Temos que romper esse cerco e construir uma luta unificada e assim enfrentar os patrões.
Sabemos que há realidades diferentes em cada setor: Mármore e Granito, Cal e Gesso, Produtos e Artefatos de Cimento, Cerâmica e Olaria, e os companheiros das obras e escritórios, mas fazemos parte da mesma classe e devemos aumentar a nossa união e luta, não aceitar os ataques aos nossos direitos e exigir: AUMENTO JÁ!
Chamamos toda categoria para se associar ao Sindicato e fortalecer esse instrumento para que esteja a serviço da luta classista e combativa. Juntos com o sindicato, somos mais fortes para defender os direitos da classe e avançar em nossas conquistas!