Sindicatos exigem reunião urgente com Secretaria de Saúde para cobrar infirmações e ações de combate a COVID-19 em Belo Horizonte e Região

No dia 18 de junho, o MARRETA e um conjunto de entidades sindicais enviou uma solicitação urgente pedindo uma reunião com o Secretário de Saúde e o Coordenador do Comitê de enfrentamento emergencial para COVID-19.

Nosso Sindicato já alertou sobre a gravidade da situação e já denunciou os reiterados pedidos de informações sobre a profissão dos trabalhadores infectados e mortos à Secretaria de Estado da Saúde e para instalação de cabines de desinfecção nas obras sem obter qualquer resposta.

Os sindicatos que subscreveram a atual solicitação estão unidos no propósito de defender a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Essa solicitação de reunião urgente é feita em um momento em que a curva de contágio da população de Belo Horizonte e Região está ascendente e os leitos de UTI  na capital estão cada vez mais lotados.

Uma matéria recente da Agência Pública de notícias divulgou números levantados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção de São Paulo. Após pressão do sindicato dos trabalhadores, as empresas que atuam na capital paulista realizaram testes em cerca de 20 mil trabalhadores. O resultado de 17 mil trabalhadores havia saído até a publicação dessa reportagem e, desses, 4.760, ou seja 28%, testaram positivo para a COVID-19. A situação é gravíssima, uma vez que os testes foram realizado apenas em uma pequena parcela destes trabalhadores.

É público e notório o índice de subnotificações no estado e a baixíssima testagem da população em Belo Horizonte e em todo o estado de Minas Gerais.

Na base territorial do MARRETA temos mais de 140 mil trabalhadores e trabalhadoras e exigimos testagem em massa imediatamente em todas as obras!

Essa deve ser a primeira medida para que se possa dar um combate efetivo a pandemia no setor da construção e sem ela nossa posição é de que todas as obras devem parar imediatamente!

Segue abaixo o documento enviado pelos sindicatos:

 

 Belo Horizonte, 18 de junho de 2020

 

Sr. Secretário de Saúde,

Sr. Coordenador do Comitê de enfrentamento emergencial para a COVID-19

 

Solicitamos com urgência reunião com este comitê.

As categorias que representamos (a exceção de parte do comércio) não deixaram de trabalhar um dia sequer neste grave momento de pandemia.

Em nossos sindicatos se avolumam denúncias de condições que representam riscos para os trabalhadores.

Acompanhamos, indignados, as pressões de entidades patronais para a volta da circulação total, mesmo a pandemia a pleno desenvolvimento.

Queremos ouvir e ser ouvidos, em defesa da vida dos que representamos.

 

Cordialmente,

 Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará e Sete Lagoas

SINTECT – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos e Similares do Estado de Minas Gerais

SEC-BH –  Sindicato dos Empregados em Comércio de Belo Horizonte.

SIndados – MG  – Sindicato dos empregados em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares do Estado de Minas Gerais …..

Sindofe Sindicato dos Oficiais Eletricistas de Belo Horizonte

Sinpospetro -BH –  Sindicato dos Empregados em Postos De Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Lava -Rápido e Troca de Óleo de Belo Horizonte E Região

Sindibel –  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte

Sindieletro/MG – Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais

Sindimetro – Sindicato dos Metroviários de MG

Sindicato dos Aeroviários de Minas Gerais

Sindecon-MG –  Sindicato dos Economistas de Minas Gerais

Sindágua mg – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais

Sintesemg – Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindical do Estado de Minas Gerais

Apubh – Sindicato dos professores de universidades federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco.

Sindimetal – Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem, Ibirité, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Raposos e Rio Acima

Psind- Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais

Sindipetro/MG – Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais

 

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *