10 motivos pela GREVE GERAL

10 motivos pela GREVE GERAL

*Boletim produzido a partir das deliberações das plenárias sindicais pela Greve Geral de Resistência Nacional.

Clique AQUI para baixar o boletim em PDF

 

  1. O “déficit” público e o aumento da expectativa de vida, usados para justificar o assalto à previdência e às aposentadorias, é uma mentira.

  2. O governo quer acabar com a aposentadoria por tempo de serviço. E aumentar a contribuição dos mais pobres.

  3. O GOVERNO QUER AUMENTAR A IDADE MÍNIMA DAS MULHERES PARA SE APOSENTAR. Passar de 60 para 62 anos na cidade, e de 55 para 60 no campo. Ao mesmo tempo, aumentar o tempo de contribuição na cidade e introduzir o tempo de contribuição no campo, que hoje não existe. As mulheres são duplamente exploradas. Em sua imensa maioria tem dupla jornada, trabalham fora recebendo menos que os homens e em casa trabalham de graça.

  4. O BPC, Benefício de Prestação Continuada dos idosos pobres e deficientes, hoje é pago aos 65 anos; o governo quer mudar para 70 anos, contando que muitos vão morrer até lá.

  5. O trabalhador rural, o mais roubado da história do país, nunca teve terra ou só um pedacinho dela, nunca teve carteira assinada, férias, décimo-terceiro; agora vai ter que pagar por 20 anos diretos R$600,00 por ano, colhendo ou não, para se aposentar.

  6. Com este assalto contra a aposentadoria e a previdência dos trabalhadores e do povo, VOCÊ SÓ TEM A CERTEZA DE QUE VAI PAGAR, MAS NUNCA SABERÁ QUANTO E QUANDO RECEBERÁ, NEM SE ESTARÁ VIVO PARA RECEBER.

  7. A reforma trabalhista veio para chupar até a última gota de sangue dos trabalhadores e acabar com os sindicatos, impedir o trabalhador de defender seus direitos, lutar por salários, horas-extras, jornadas de trabalho, impedir o trabalhador de se organizar e manifestar..

  8. O governo entregou a Amazônia para os Estados Unidos, que vão colocar tropas na base de Alcântara, no Maranhão; quer entregar as terras dos índios e quilombolas para as mineradoras e latifundiários, assassinar os camponeses que lutam pela terra, entregar as favelas e os bairros pobres das grandes cidades para as milícias.

  9. O governo é cúmplice dos crimes da Vale, como o de Brumadinho, e quer ainda menos fiscalização para as mineradoras.

  10. Os caminhoneiros fizeram greve. O povo apoiou, mas foram traídos por Temer e agora por Bolsonaro. Nenhuma reivindicação dos trabalhadores dos transportes, nem dos caminhoneiros autônomos que pagam prestação do caminhão, foi atendida. O diesel não para de subir. A Petrobrás exporta petróleo, mas cobra dos brasileiros preço de importação. Os fretes sumiram, o Brasil parou.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *