WhatsApp
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Edificações da Construção de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Sete Lagoas - Rua Além Paraíba, 425 - Bairro Lagoinha - Belo Horizonte - MG - TELEFONE (31) 3449-6100

Faleceu nessa madrugada do dia 19 de fevereiro, o nosso grande companheiro o professor Fausto Arruda

Faleceu nessa madrugada do dia 19 de fevereiro, o nosso grande companheiro o professor Fausto Arruda

É com grande pesar que a Diretoria do Sindicato Marreta recebeu a triste notícia de falecimento desse grande companheiro de luta, o professor Fausto Aguiar Arruda Filho, conhecido por todos através de sua incansável tarefa de propagandear a luta por uma nova e verdadeira democracia. Fausto foi um dos maiores propagandista do Jornal A Nova Democracia, no qual fez parte do Conselho Editorial, sendo o Diretor-Geral e conhecido pelos esclarecedores artigos na página 3, onde dissecava de forma cirúrgica esse velho e podre Estado burocrático brasileiro e principalmente essa velha e podre democracia burguesa, que através do capitalismo burocrático alicerçado pelo latifúndio e a grande burguesia, dá sobrevida ao imperialismo, principalmente ianque.

O professor Fausto, para nós operários da Construção Civil de Belo Horizonte, sempre esteve presente, participando de várias atividades em Congressos e Seminários e sempre buscou de forma simples e clara, ensinar-nos a resolver os problemas da luta de classes, deixando-a mais simples e compreensível. Não é à toa que ao tomar a posição de romper com o velho sindicalismo atrelado ao Estado, passou a defender a luta pela terra e se mudou com sua família para os rincões do país, criando Escolas Populares. E junto aos camponeses mais pobres, em Rondônia, que haviam participado da Heroica Resistência Camponesa de Santa Elina (RO), passou a erguer mais alto a causa da luta pela terra, rompendo com a falácia da “reforma agrária” e passando a defender a bandeira da Revolução Agrária, como única forma de destruir o latifúndio.

Seus feitos, somados à sua dedicação e princípios de um lutador classista, seguirão guiando os companheiros de luta, pela criação de um país mais justo e democrático. Temos certeza de que seus familiares, companheiros revolucionários e democratas, veem nos exemplos do companheiro  Fausto Arruda uma jornada vitoriosa e cheia de sementes, que espalhadas pelas terras onde andou, por certo germinarão e nos darão belos frutos. Pois o companheiro Fausto ajudou-nos a forjar essa poderosa ferramenta de luta político/ideológica – o Jornal A Nova Democracia, que como muito bem dizia:

… não somos um jornal neutro e nem imparcial como dizem esses jornalões do monopólio de imprensa. Nós defendemos os operários, os camponeses, a juventude, as mulheres, os povos originários, o povo preto e todas as lutas pela libertação do povo contra seus agressores, pois somos o jornal do proletariado...”

Por esses motivos, a Diretoria do Sindicato Marreta unanimemente, em conjunto  com todos  operários que o conheceram, se curva a esse incansável lutador do nosso povo, pois sem dúvidas, o Professor Fausto será lembrado por gerações, por ter cumprido com honra, glória e muita dedicação a tarefa revolucionária de guiar o nosso povo na luta para a construção de uma verdadeira e Nova Democracia.

Companheiro Fausto Arruda, presente na luta!

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *