WhatsApp
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Edificações da Construção de Belo Horizonte, Lagoa Santa, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Sete Lagoas - Rua Além Paraíba, 425 - Bairro Lagoinha - Belo Horizonte - MG - TELEFONE (31) 3449-6100

Declaração de apoio à paralisação dos garis de BH: lutar para conquistar!

Declaração de apoio à paralisação dos garis de BH: lutar para conquistar!

Na data atual: 21/01/2026, os trabalhadores seguem paralisação, após assembleia aguardando um aval do Ministério do Trabalho.

Companheiros e companheiras nós do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte – STIC-BH Marreta manifestamos nosso apoio à paralisação dos garis de Belo Horizonte, iniciada na segunda-feira dia 19/01, nas regiões Nordeste, Noroeste e Leste da cidade de BH, cobrando da empresa Sistemma Serviços Urbanos, melhorias de condições de trabalho e respeito.

O movimento paredista atinge cerca de 300 trabalhadores aderiram à paralisação dando a empresa um exemplo de luta e cobrando a Prefeitura. A categoria exige o pagamento do FGTS, do convênio de saúde que não está sendo cumprido, pela melhoria de trabalho e da ferramenta de trabalho (caminhões de coleta sucateados), o fim das escalas de trabalho que pedem no mínimo quatro trabalhadores e estão sendo violadas muitas vezes tendo somente três, o atraso no pagamento do ticket alimentação e o descaso com a categoria.

Essas reivindicações, estão sendo completamente ignoradas por ter sido um movimento espontâneo das massas trabalhadoras. Nesse sentido, os trabalhadores e trabalhadoras garis, rompe com a bolha da burocracia sindical e por isso, consideramos justa a paralisação, pois as massas trabalhadoras devem se organizar e buscar atender com autenticidade as reivindicações da categoria, que fora negligenciada.

Essas condições precárias de trabalho, aumenta e muito em época de chuvas torrenciais, quando ocorrem nas regiões centrais e metropolitanas alagamentos e acúmulos de lixo, colocando em risco de doença, tanto para a categoria, quanto para o povo. A categoria de garis, cumpre um papel fundamental na contenção da proliferação de doenças infectocontagiosas e a falta da coleta do lixo é uma questão de saúde pública, mas não podemos colocar a culpa nos trabalhadores e trabalhadoras garis, mas sim a Prefeitura e a empresa contratada, que colocam os trabalhadores nas mais precárias condições.

É um absurdo que estejam sem um convênio de saúde para atender suas necessidades e de suas famílias. Embora sendo invisíveis para muitos que acham que a limpeza e a coleta de lixo são “obras do acaso”, o justo movimento paredista dos garis, faz a população enxergar a realidade sob um novo ponto de vista e a dar valor a esses grandes companheiros e companheiras.

Por esse sentido é que o STIC-BH Marreta, saúda todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa Sistemma Serviços Urbanos, pela sua altivez e disposição em parar de forma independente, classista e combativa.

Todo apoio do Sindicato da Construção Civil nessa luta, parabenizamos os trabalhadores pela iniciativa de luta. Estamos aqui para o que precisarem, para que todo o trabalho seja digno e os direitos respeitados.

 

Todo apoio aos garis
Lutar para conquistar!

 

Atualização: 22/01

A paralisação e mobilização se finalizou após conquistas importantes. Entre as conquistas alcançadas estão:

A regularização do FGTS, com a realização dos depósitos pendentes;

• O vale-transporte pago em dinheiro;

• O estudo para a implantação de plano de saúde, incluindo internação hospitalar;

• A manutenção dos caminhões garantida pela empresa;

• A antecipação do vale-alimentação para o dia 1º de cada mês (antes pago no dia 12);

• A estabilidade de 45 dias para todos os trabalhadores em decorrência da greve;

• Que os dias parados não serão descontados da folha de pagamento;

• A recontratação dos trabalhadores, conforme compromisso assumido pela empresa;

Saudamos os companheiros pela vitoriosa mobilização da categoria, um exemplo de luta.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *